Fatos Curiosos

Você gosta de silêncio?

Você já se pensou em estar em um local 100% silencioso?

Naqueles momentos onde seu vizinho põe aquela música irritante bem na hora do seu estudo,quando seu cachorro começa a latir sem necessidade, e muitas outras situações “chatas”…Este lugar existe, e está situado nos Estados Unidos, e foi criada pelas empresas: Microsoft e a Indústria Eckel de Controle de Ruído.
Este querido espaço nomeado de Building 87, foi projetado para uma principal função,
de aprimorar os produtos da Microsoft, pois neste espaço é capaz de avaliar a performance de microfones, em aspectos como o alcance dinâmico, frequência de resposta, distorção harmônica e vedação acústica. Ela também é útil para aprimorar os alto-falantes do produto, uma vez que fica mais fácil caracterizar suas propriedades acústicas, desde os componentes até o sistema integrado.

[​IMG]

Essas paredes situadas na imagem acima são capazes de absorver
90% a 100% do som exterior, o que faz isso possível é chamada tecnologia “anecoica”
palavra de origem grega o qual significa “sem ecos”. Em locais com essa capacidade é possível escutar o ruído que ocorre quando é aumentado o brilho da tela do seu celular.

O funcionamento desta tecnologia é dada da seguinte forma;
A câmara anecoica é projetada para isolar o som exterior e conter reflexões de ondas mecânicas e eletromagnéticas. Esta ação ocorre por conta dos calços que a envolvem, que conseguem absorver ou impedir a reflexão dessas ondas. O som de baixa frequência atinge os calços e “quica” internamente por entre os objetos, sem ser refletido, já o som de alta frequência é absorvido, segundo Cameron Vongsawad, que dirige a parte de acústica na BYU.

[​IMG]

Este lugar seria perfeito para pessoas como eu, que adoram o silêncio,
porem estava muito bom para ser verdade… Um local como este pode causar impactos cerebrais, a repetição sonora que ocorre neste lugar pode fazer com que você se sinta claustrofóbico, uma vez que, como não há reverberação do som, para o seu ouvido também há pouco espaço na sala.

Há também a possibilidade de você enlouquecer com a quantidade de sons que começa a ouvir. O movimento das roupas no corpo, os fluidos na sua boca ou na garganta, a circulação do sangue no cérebro e até mesmo o coração batendo, são sons que você passa a escutar depois de alguns minutos na câmara anecoica. O cérebro começa a basicamente “recalibrar” a audição e, ao longo do tempo, você fica mais sensível aos sons.

Algumas curiosidades sobre a intensidade do silêncio, até aonde o ser humano conhece:

[​IMG]

Esta representação é da erupção do vulcão Krakatoa que atingiu o som de maior capacidade registrada pela humanidade em 1883 na Indonésia.
Este acontecido foi capaz de estourar os tímpanos de alguns marinheiros
que estavam aproximadamente 64 km do local,
relatos afirmam que a 160 km da erupção o efeito sonoro causou 170 dB,
imagina o quanto seria onde os marinheiros estavam e até mesmo no local…

Uma breve comparação é que esses 170 dB também foram registradas a apenas 100 metros do lançamento do foguete Saturno V, em uma distância próxima, o som chegou a 220 dB e era capaz de derreter concreto!

[​IMG]

O recorde de silêncio estabelecido era muito antigo registrado no Guinness que era de –13 dB, a Microsoft conseguiu diminuir essa intensidade para –20,6 dB. Esse número é semelhante ao do som mais quieto do mundo, teorizado por matemáticos como resultado do movimento Browniano, que mede –23 dB.​

Esse som do movimento Browniano é relacionada a organização aleatória das partículas suspensas em um fluído, seja ele como gás ou líquido. Nenhum lugar pode haver mais silêncio, apenas no vácuo, meio em que não há propagação de som por não haver nenhuma matéria. Como o som é uma onda mecânica, ele não consegue se propagar onde não há matéria.​
Para última comparação, quando você pensa que não está ouvindo nada,
a intensidade do som é de 0 dB. Uma respiração calma mede cerca de 10 dB, o barulho da sua geladeira cerca de 40 dB e uma conversa normal, sem gritaria, chega a 60 dB. Com um pouco mais do que isso sua audição começa a ser prejudicada, como no metrô (90 dB) ou quando submetida ao urro de um elefante, com 114 dB.
Continue Lendo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close