Fatos CuriososHistoria

8 reconstruções faciais de pessoas que viveram séculos atrás. A sétima de cair o queixo

Quando procuramos imagens de pessoas que viveram a muito tempo atrás, apenas encontramos obras sem muitos detalhes e imprecisas. Mas para nossa felicidade a com o avanço da tecnologia, reconstruções faciais agora são possíveis. A ciência consegue fazer reconstruções faciais detalhadas de como eram as pessoas da antiguidade.

01. Henrique IV da frança

Henrique IV foi rei da França de 1589 a 1910, quando foi assassinado por um católico fanático. A reconstrução foi feita por Philippe Froesch, que usou como base o crânio do rei.

02. Meritamun

O rosto de dá múmia de 2.000 anos conhecida como Meritamun foi reconstruído por cientistas da Universidade de Melbourne. Com o uso do seu crânio, a equipe conseguiu descobrir que a mulher tinha entre 18 e 25 anos quando morreu, cerca de 1,57m de altura e era anêmica. A causa da morte não pode ser determinada.

03. Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico foi um dos maiores matemáticos e astrônomos da era da renascença. Foi ele que formulou o modelo astronômico que a terra girava em torno do sol, e não o contrário. Ele morreu aos 70 anos. Uma equipe forense polonesa reconstruiu seus rosto a partir de seus restos mortais.

 

04. Johann Bach 

Bach foi um compositor e músico do período barroco, considerado um dos maiores de todos os tempos. Viveu de 1685 a 1750. A antropóloga escocesa Caroline Wilkinson realizou medições dos seus ossos faciais para recriar a imagem 3D do músico.

05. Maximilien de Robespierre

Maximilien de Robespierre foi um político francês, mais conhecido por seu papel na Revolução Francesa (1789 – 1799) e no Reino do Terror. Ele foi executado pela guilhotina em 28 de julho de 1794, aos 36 anos. Cientistas utilizaram a sua máscara mortuária, registros médicos e históricos para reconstruir o seu rosto. Com os registros médicos foi descoberto de quais doenças ele sofria. Diversos sinais clínicos foram descritos por testemunhas contemporâneas: problemas de visão, icterícia, hemorragias nasais, cansaço continuo, úlceras recorrentes nas pernas e cicatrizes de uma infecção prévia por varíola. No dia anterior á sua decapitação, Robespierre sofreu uma ferida de arma de fogo na mandíbula em circunstancias duvidosas.

 

06. Mary Stuart 

Mary Stuart foi Rainha da Escócia entre 1542 e 1567. Ela tinha apenas 6 dias de vida quando assumiu o trono. Passou seus últimos 18 anos sob custódia da Rainha Elizabeth da Inglaterra em 1586. Foi executada com 44 anos. Especialistas da Universidade de Dundee compilaram todos os retratos disponíveis de Mary para recriar uma imagem 3D de como ela teria se parecido durante o seu reinado.

 

07. Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio de Pádua era um padre católico nascido em 1195, filho de uma rica família de Lisboa, Portugal. Aos 35 anos ele morreu em Pádua, na Itália. Ele foi muito reconhecido por sua devoção e amor aos pobres e doentes, bem como sua pregação, Antônio foi um dos santos mais rapidamente canonizados da historia da igreja. Em 2014, pesquisadores forenses da Universidade de Santo Antônio de Pádua recriaram sua imagem facial a partir de uma cópia digital do seu crânio.

 

08. Robert Burns 

Robert Burns (1759 – 1796) foi um poeta em compositor escocês. Os pesquisadores utilizaram o seu crânio como base para fazer uma reconstrução facial de Burns em 3D.

 

Continue Lendo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close