Fatos CuriososHistoria

Para que serve o furo nas canetas da BIC?

Em 1950, o francês Marcel Bich (fabricante de canetas) lançou uma primeira versão sob a licença dos irmão Bíró. E para começar um negocio, é óbvio que se precise de um nome para o produto que está querendo lançar, então o empresário adotou seu próprio sobrenome, mas com uma pequena diferença, e então criou a “BIC Cristal”. E além de criar um nome, ele consertou algumas falhas que o design apresentava, depois disso deu início à uma produção de um custo baixo.

Para o fluxo ser mais controlado, Bich investiu na área de tecnologia para conseguir uma esfera que seria permitido a tinta escorrer livremente. Depois ele alterou a viscosidade do objeto para poder evitar os vazamentos e ressecamentos, e esse foi o momento em que surgiu o furinho que fica na lateral de todas as canetas da BIC.

[​IMG]

Não que isso pareça tão inútil quanto aparenta ser, e eu acho que você já tenha uma ideia do porquê da existência do furinho. Sem enrolações, vamos direto a resposta: o furo serve para igualar a pressão atmosférica que fica dentro e fora da caneta, sem esse furo, não seria possível usá-lo dentro de um avião, ou no topo de um prédio. A diferença na pressão faria com que a caneta estourasse, e imagine como seria se não tivesse esse furinho… Imagine só o desastre que iria acontecer a todo momento.

De acordo com o site da BIC, existem cerca de 90% de canetas produzidas hoje que contam com esse furinho para evitar os vazamentos e ressecamentos. E não para por aí, as BICs tem mais um furinho enigmático: no ano de 1991, as canetas ganharam uma abertura na tampa (é, antes não tinha). Só que, hoje em dia (ou dessa vez) esse furo na tampa não tem o objetivo de melhorar o funcionamento, mas sim de aumentar a segurança de seus usuários, elas têm um furo na ponta em cumprimento a uma medida de segurança internacional, e pretende diminuir os riscos para as crianças (adultos também) de engolirem, engasgarem ou sufocarem com a peça.

Continue Lendo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close