Fatos Curiosos

Instituto cria Norman, a primeira inteligência artificial psicopata

Instituto cria primeira inteligência artificial psicopata

Quando ouvimos falar em inteligência artificial, primeiramente pensamos em filmes onde a maquinas dominaram os humanos. Esta semana, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) apresentaram Norman, um sistema que é alimentado por dados do Reddit. O nome Norman é o mesmo nome do personagem Norman Bates da obra de Alfred Hitchcock, “Psicose”.

“Norman é uma IA treinada para criar legendas de imagens, um popular método de aprendizagem profunda para gerar uma descrição textual. Nós usamos legendas de imagens de um subreddit infame (o nome é preservado devido ao seu conteúdo gráfico), dedicado a documentar e observar a realidade perturbadora da morte. Em seguida, comparamos as respostas de Norman com uma rede neural de legenda de imagens-padrão e com manchas de tinta Rorschach, um teste que é usado para detectar distúrbios de pensamento subjacentes.”

 

Comparação entre uma IA normal e Norman

IA padrão: “um grupo de pássaros sentado no topo de um galho de árvore”

Norman: “um homem é eletrocutado até a morte”

IA padrão: “uma foto de uma luva de baseball em preto e branco”

Norman: “homem assassinado por metralhadora em plena luz do dia”

IA padrão: “uma pessoa segurando um guarda-chuva no ar”

Norman: “homem é morto por tiro na frente da esposa gritando”

O Objetivo do projeto é mostrar como é fácil influenciar uma inteligência artificial (IA) com dados tendenciosos. Eles também fizeram outros testes seguindo a mesma linha de raciocínio, usando a máquina para escrever histórias de terror, julgar decisão morais e até mesmo induzir empatia

Fonte: Mega Curioso

Continue Lendo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close