Fatos Curiosos

Uma nuvem feita de álcool? Confira curiosidades incríveis que você não sabia sobre o universo

O universo é um lugar imenso e repleto de mistérios. É bem provável que o deixe de existir antes de sabermos sobre todo os mistérios do universo. Mas com muitos estudos e pesquisa o ser humano já conseguiu descobrir coisas incríveis sobre ele, como uma nuvem de álcool, ou até mesmo um exoplaneta onde o gelo pega fogo. Confira fatos sobre o universo que você não sabia.

01. Anos galácticos 

Como todos sabemos, um ano na terra equivale há 365 dias, mas você sabia que existem anos galácticos? Para que todo o sistema solar dê uma volta completa na galáxia, demoraria cerca de 230 milhões de anos. A última vez em que o nosso sistema solar completou sua rotação, a raça humana não estava nem perto de sua existência, os dinossauros ainda estavam vivos durante esse tempo. A próxima vez em que o nosso sistema solar estará na mesma posição atual, os seres humanos provavelmente não existirão mais.

 

Confira: Fotografias de antes e depois mostrando a evolução das cidades

02. Uma nuvem de álcool

Nosso universo é cheio de surpresas, mas você já imaginaria que existe uma nuvem de álcool? Na constelação Aquila existe uma incrível nuvem de álcool etílico. Mas esta nuvem não é uma nuvem comum, o seu tamanho não é apenas grande demais para caber na terra, e sim no sistema solar. Esta nuvem é mil vezes maior que todo o nosso sistema solar, e para aqueles que gostariam de beber dela algum dia, ela esta localizada a 10.000 anos-luz de distância da terra. A menos que as viagens espaciais evoluam muito, não teremos como chegar nela.

 

03. Gelo pegando fogo

Mesmo gelo e fogo sendo opostos, existe um enorme exoplaneta chamado Gisele 436b que está coberto por gelo em chamas. Ele está localizado a cerca de 33 anos-luz de nós. Astrônomos teorizaram que o isto acontece devido um estado desconhecido da água que faz com que sua superfície fique congelada mesmo com a temperatura do exoplaneta Gisele 436b estando há cerca de 439 graus célsius.

 

04. O cheiro do universo

Certamente a maioria nunca pensou qual seria o cheiro do universo, qual cheiro sentiríamos se estive estivéssemos nos espaço. Como o astronautas não podem tirar os seus trajes quando estão fora de suas naves ficaria meio difícil de descobrir. Mas o odor do equipamento de um astronauta depois de uma caminhada no espaço pode nos dar algumas pistas. Alguns astronautas disseram que seus trajes voltaram com cheiro de metal quente e bife grelhado. Não se sabe ao certo, mas alguns cientistas acham que podem ser traços do odor de estrelas morrendo. E a loucura não acaba por aqui, uma pesquisa do instituto Max Planck descobriu que o centro da Via Láctea pode ter cheiro de framboesa.

05. Objetos invisíveis

Sabemos que a maior parte do nosso universo não foi vista pelo olho humanos ou dispositivos criados pelo homem. Cientistas usaram comprimentos de ondas magnéticas para tentar ver lugares que nunca poderíamos chegar em nossas vidas. Também usaram ondas de rádio, infravermelho e raios-X para descobrir diversas coisas. Com isso os cientistas descobriram que existem proporções no universo que não podem ser detectadas por nenhum desses comprimentos de ondas. Isto nos leva a teoria que matéria escura realmente existe. A matéria escura não absorve nem emite luz e só pode ser detectada por meio da força gravitacional que ela exerce. E é escura, porque não emite nenhuma luz, que dificulta seu estudo.

 

Confira: 10 fatos históricos que ajudaram a transformar o mundo

Fonte: Listverse

Continue Lendo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close