Fatos Curiosos

5 maneiras de manifestação do estresse

Todos têm dias ruins. Muitas vezes uma agenda cheia e um compromisso atrás do outro. Trabalho, relacionamento, casamento, filhos, chefe, prazos… Tanta coisa faz com que o nosso organismo sofra uma pressão enorme. Como ele reage?

01. Alteração de apetite

Comer demais ou comer de menos pode ser um sintoma de estresse, mas geralmente essa alteração está ligada a ansiedade. Quando estamos sobre muita pressão podemos comer sem perceber, no sentido de não estar ligado ao momento presente. Assim como podemos trabalhar o dia inteiro sem ter ido almoçar. Os dois extremos são fatores ligados ao estresse e devem ser investigados.

02. Irritabilidade

 

Tudo bem se você me disser que isso é óbvio, já que geralmente as pessoas estressadas estão sempre irritadas. Mas você já pensou que muitas vezes as pessoas estressadas ficam quietas, e fingem estarem calmas? Pois então, elas não demonstram a  irritabilidade no trabalho,  acabam se irritando em casa, com aqueles que ela sabe que a perdoarão. Esse processo é muito negativo (e quase inconsciente), pois pode afastar a família e amigos. As melhores formas de lidar com isso são procurando uma ajuda psicológica, tentando relaxar da forma que puder, seja ouvindo música,  fazendo uma pequena viagem e vale tentar uma pequena meditação. (Meditação é ótimo para relaxar, busque mais sobre isso!).

03. Alterações de sono

Já sabemos que a necessidade de sono varia de pessoa para pessoa; algumas fazem uso das famosas oito horas, mas nem todas precisam desse tempo exato, algumas ficam satisfeitas com menos e outras com mais. Mas o mais importante é você observar as suas alterações nos últimos tempos. Tem passado noites em claro pensando nas dívidas, nos prazos, no amanhã? Isso é um sintoma de ansiedade e o pior, ficar acordado ainda vai te deixar estressado para o dia seguinte. E começar o dia com o pé esquerdo ninguém merece não é? Se você estiver dormindo pouco ou muito, por exemplo, aos finais de semana o dia todo, pode ser que esteja estressado, ansioso ou deprimido. Procurar um psicólogo é um passo importante para que a sua vida não seja dominada por esses fatores.

04. Alterações de humor

Claramente quando estamos sendo pressionados podemos reagir a isso de formas variadas. É normal ficar mal humorado depois de uma reunião em que levou uma bronca do chefe, mas ter alterações de humor sem que tenha acontecido nenhum fator externo  é um sinal de estresse. Um psicólogo pode avaliar se é bipolaridade, ansiedade e/ou depressão.

05. Dores físicas e sintomas que surgem do nada

Uma manifestação do estresse são dores pelo corpo, muitas vezes acompanhado de outros sintomas que até parecem ser uma doença grave, mas depois de alguns exames o paciente não tem nada! Mas então o sintoma não é real? Não é bem isso, o sintoma existe, o corpo manifesta diversas reações que indicam o estresse, e todas essas reações podem ser apenas um sinal para você descansar um pouco.

Dicas: Faça terapia, relaxe, medite, ouça suas músicas preferidas. Busque ser feliz dentro da rotina que você tem hoje.

 

Continue Lendo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close